MONUMENTO HOMENAGEATIVO AOS
PEDREIROS, CANTEIROS E LAVRISTAS
DE VILA DE PUNHE
Consagrados no brasão da freguesia, conforme a descrição poética: «Por isso Vila de Punhe expressa com distinção os seus méritos verdadeiros, da arte dos seus canteiros nos picos do seu brasão», estes artistas, homens pedreiros-lavristas e mestres de cantaria cujas obras, disseminadas sobretudo pelo norte do país, atestam, pela monumentalidade perfetiva, pelo grandioso belo e resistente aspeto, o empenho, a coragem, a abnegação e sábia competência de que eram credores, são dignos de serem sempre recordados pelo que, desta forma simples e humilde, a Junta de Freguesia decidiu homenageá-los com a execução e implantação de uma estátua na Av. Pe Júlio Cândido da Costa.
Inaugurada no dia 25 de julho, pelas 11h30, dia comemorativo das festas locais, contou com a presença dos vereadores Luís Nobre e Ricardo Rego, da Câmara Municipal, do Presidente da Junta e da Assembleia de Freguesia e demais elementos autárquicos, do Pe. Domingos Meira, pároco da freguesia, do Pe Alípio Torres, de António Barros, recentemente galardoado com o Diploma de Mérito atribuído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo pelos seus préstimos na construção do templo de Santa Luzia, do escultor Cláudio Alves, convidados e muito povo a que se seguiu um verde de honra.
A inauguração deste monumento é um sinal de reconhecimento e de gratidão da autarquia, representando toda a população vilapunhense, pelos homens de hoje e de outrora que marcaram gerações e deixaram a sua marca indelével pela sua arte, engenho e mestria no trabalhar da pedra bruta.
.JPG)
.JPG)
.JPG)
.JPG)
.jpg)