Realizou-se, no passado sábado de aleluia, dia 20 de abril de 2019, a Queimada do Judas, no Largo das Neves.
Inserida na “Páscoa a Três”, onde se destacam as cerimónias da Segunda-feira de Páscoa, a noite do sábado de aleluia teve início com um belo concerto dos “Artmusic Ensemble” na capela da Senhora das Neves, para depois se seguir a Queimada do Judas. No seguimento do cortejo, da dança e da coreografia, foi divulgado o tão aguardado testamento, para no final ser lido o esconjuro e ser servida a queimada galega numa bela confraternização entre autarcas, conterrâneos, forasteiros, curiosos, organização e participantes.
O contemplado para Judas, desta vez, foi o Nicolas Maduro, atual presidente da Venezuela. Com uma réplica do seu rosto e num corpo que representava uma garrafa de vinho com o rótulo de Maduro e respectiva bandeira sul-americana, o Judas foi queimado e estourado já depois de ser lido o esconjuro que absolveu os seus pecados.
Organizado pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e pelas autarquias de Vila de Punhe, Mujães e União de Freguesia de Barroselas e Carvoeiro, conta ainda com a participação dos projectos “Idoso+Ativo” e “Luar’13" (ambos monitorizados pela Adriana Morgado), o Grupo S. Paulo da Cruz, os Escuteiros de Mujães, a Comissão de Festas da Senhora das Neves, Centro Dramático de Viana, Academia Jadança, entre outros. A diversão teve continuidade nos cafés locais até às tantas da manhã na companhia de muita música e boa disposição.


.JPG)

