Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Notícias
Jornadas Ambientais
2016-09-13 11:18:00

JOVENS SOLIDÁRIOS COM A NATUREZA PARTICIPAM NUMA AÇÃO DE LIMPEZA DO RIO DAS BOUCINHAS

 

Uma onda verde, gerada pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, pela Associação Ambiental – A Mó e pela Junta de Freguesia de Vila de Punhe, despoletou uma ação de voluntariado e cidadania na freguesia de Vila de Punhe, no concelho de Viana do Castelo. A ação de limpeza do Rio das Boucinhas foi o culminar de uma vontade de jovens e adultos agirem em prol da Natureza e da preservação da sua terra contra os malefícios da Humanidade, que insiste em fustigar a fauna e flora do nosso planeta. Assim, no dia 13 de agosto, cerca de 30 voluntários, na sua maioria jovens, realizaram a ação de limpeza, prestando desta forma um enorme contributo à sua comunidade e à Natureza ajudando a recuperar uma das riquezas da terra - o rio das Boucinhas.

Os voluntários, devidamente equipados com luvas, bonés e t-shirts, durante uma manhã de trabalho, com recurso também a máquinas e ferramentas de corte e de desbaste, removeram do leito do rio muitos quilos de lixo, entre tecidos, sacos plásticos, garrafas de vidro, jantes e pneus de automóveis. A quantidade de detritos despejados ao longo de anos por mão humana estavam já a comprometer a passagem de água no leito desta ribeira, destruindo desta forma a vida animal e vegetal que dela depende, fonte de uma dinâmica essencial para o equilíbrio da Natureza na localidade. Com esta ação de recuperação, muito desse equilíbrio foi restabelecido. Mas, a manutenção e prevenção do bem-estar do rio ainda agora começou, e cabe a cada cidadão contribuir ativamente quer na sua limpeza como na vigilância e proteção do denominado rio das Boucinhas.

Esta nobre iniciativa de incontestável mérito teve o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que se associaram à causa dando apoio logístico.

A jornada terminou junto ao bem preservado e ícone turístico da região, o Moinho do Inácio, onde decorreu o almoço convívio dos voluntários, imbuídos de um sentimento de dever cumprido e satisfação pela ação altruísta e solidária agora concretizada.

Urge agora (re)conhecer este ecossistema, levianamente ameaçado pelo Homem, como uma riqueza local, fonte de vida e beleza.

Tiago Manuel Rego


 

      


TODAS AS NOTÍCIAS
Noite de Fado
Data de publicação:
2025-04-14 09:40:00
Apresentação do Livro_Com uma taça de raposeira
Data de publicação:
2025-04-14 09:37:00
Saúde mais Próxima
Data de publicação:
2025-03-30 16:30:00
“À Descoberta do Turismo Industrial” - Museu do mel ao Caulino e Moinho do Inácio
Data de publicação:
2025-03-20 10:26:00
Torneio Fut5 Interlugares
Data de publicação:
2024-12-12 12:04:00
Mercadinho de Natal _ 2024
Data de publicação:
2024-12-04 17:31:00
VIII Milha Santa Eulália
Data de publicação:
2024-11-30 17:08:00
Queimada no Monte a 4
Data de publicação:
2024-11-20 18:58:00
Comemorações do Centenário de nascimento de Amadeu Torres
Data de publicação:
2024-11-20 17:34:00
Edital_Vistoria Ad Perpetuam Rei Memoriam
Data de publicação:
2024-10-29 11:24:00
Noite de Fado...
2025-04-14 09:40:00 Dia 3 de maio, o Salão Paroquial Padre David acolherá, a partir das 20h, o evento "Segredos do Território”, iniciativa única que junta Fado a uma prova de queijos e outros produtos locais e regionais.
Apresentação do Livro_C...
2025-04-14 09:37:00 Dia 26 de abril, pelas 16h00, no salão paroquial Pe. David, pelo Sr. Bispo de Viana irá ser feita a apresentação do Livro «Com uma taça de raposeira» em homenagem ao Sr. Reitor pe. David Monteiro no ano do seu centenário.
Saúde mais Próxima...
2025-03-30 16:30:00 No âmbito do projeto “Saúde mais Próxima”, a Unidade Móvel de Saúde (UMS) em 2025, estará, em Vila de Punhe: junto ao Café Cantinho de Arques - das 9h00 às 10h30 junto ao Café Sta. Luzia (Milhões) - das 10h40 às 12h00, nos dias: 21 de Abril; 12 de Maio; 02 de Junho e 23 de Junho
Tempo Viana do Castelo