Mesa dos Três Abades em foco
“Páscoa a Três” é um conjunto de iniciativas que se desenvolvem no período pascal nas freguesias que brindam na Mesa dos Três Abades – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe -. A diversa programação, que conjuga a fé com a tradição e o profano, destina-se aos locais, aos filhos da terra que regressam na época festiva e aos inúmeros curiosos que encontram um encanto especial nas tradições e nas vivências das gentes do vale do Neiva.
A par da preparação para a Páscoa e dos habituais compassos pascais, outros acontecimentos decorrerão no período pascal, como é o caso das tradicionais e peculiares cerimónias da 2ª feira de Páscoa, mais concretamente o Encontro das Cruzes, o Brinde na Mesa dos Três Abades e o Hastear da Bandeira, que têm lugar no Largo das Neves a partir das 12.30. No mesmo espaço, mas no sábado de aleluia, sobressai na programação a Queimada do Judas com o testamento, o auto de fé e a queimada galega.
As diversas iniciativas resultam do envolvimento das autarquias e dos vários agentes ativos das comunidades que se encontram na Mesa dos Três Abades. Destaque para a Comissão de Festas na preparação das cerimónias da 2ª feira de Páscoa e para o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e autarquias locais na programação do Sábado de Aleluia.

